sexta-feira, 27 de julho de 2012

Ensinamentos de uma Mestra

Bom Dia Pessoal...

Estamos aqui, mais uma vez, para compartilhar percepções e reflexões sobre o que tenho vivido nestes últimos tempos ao lado do Picaburu

Ontem foi a última quinta feira de espetáculo (pois a partir de agosto, estaremos só de sábado e domingo), e foi um espetáculo tenso.

Tínhamos apenas 10 espectadores... E um trabalho a cumprir que era o de levar alegria a eles. Mas horas tínhamos dificuldades para isto.. Parecia extenuante

No caminhão, após o espetáculo, começamos a conversar sobre o mesmo e o Beto falou uma coisa interessante. Que devemos exercer nosso ofício sem a OBRIGAÇÃO de agradar ao público... O público tem idéias subjetivas por si só... Cada um vai sair de lá com uma percepção diferente. Se tentarmos agradar o público, acaba se tornando muito pesado tanto para o ator por trás da máscara como para o público.

E também comentaram que devemos fazer para 1 ou 10 como se a casa estivesse lotada. Neste momento, lembrei da minha grande mestra do teatro no macunaima - Monica Granndo - que falava exatamente isto.

Nisto percebo que temos um compromisso com o público, mas este compromisso não pode se tornar carga para nós, brincantes da vida (eu mesmo tenho que aprender a brincar com e da vida). Se levarmos este compromisso como carga, o fardo se torna por demais pesado.

Mas o saldo foi positivo, pois uma menina que assistia o espetáculo tinha medo de palhaço e agora perdeu este medo... Isto para mim é uma das vitórias que mais adoro ter. A mudança de concepção do que tínhamos.

Bem... Fico por aqui e continuarei a postar minhas aventuras neste mundo mágico do nariz vermelho

Abraços

Flavio Emilio Costa
(Palhaço Picaburu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário